tweengo

"meu grito silencioso"

O que é SEO? Definição e dicas (parte 1)

leave a comment »

Não sou o maior entendedor do assunto, mas é uma das coisas bacanas que existem na internet. É algo que pouca gente ainda conhece bem. Eu que tenho minha especialidade em marketing acabei pegando um gosto especial por isso.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para buscadores. Resumindo é fazer um site ser facilmente achado por Google, Yahoo, MSN, Cadê, etc. Como a Google tem o total domínio de buscadores então quase sempre SEO vai ser totalmente voltado para ser lido pelo Google.

E o que é ser lido pelo Google?

Todas as vezes que você faz uma busca pelo Google a resposta vem em décimos de segundo. Isso é possível porque a Google tem em seus computadores uma cópia de toda a trilhões de páginas da internet. Isso mesmo. Uma cópia de tudo!

E como a Google copia os sites?

Eles possuem programas chamados Robôs que ficam acessando todos os sites do mundo e copiando o conteúdo de texto e imagens. Com essa base de dados em seus computadores a Google pode então indexar esses dados, ou seja, categorizá-los de uma forma lógica. E é aqui que entra o SEO.

Indexação Google.

A indexação Google é uma forma lógica de apresentar os resultados de uma certa busca do ponto de vista do usuário. Isso é o que sempre é levado em conta pela Google é o ponto de vista do usuário, o que ele espera ver.

Pois bem, quando você faz uma busca os resultados vem numa certa ordem. Essa ordem não é nada aleatória como eu pensava. Tem um ranking. A Google criou um índice chamado de Page Rank. Vou convencionar aqui de sites com Page Rank mais alto, de sites com mais força. E quanto mais o resultado de uma busca der na primeira página, mais é a chance de alguém clicá-lo. Você já deve ter percebido isso.

O resultado é baseado em indicadores de confiabilidade nos sites. E como se verifica a confiabilidade do conteúdo? Pelo número de pessoas que indicam estes sites, ou links, seja em seus blogs, nas páginas de notícia, etc. Esses links são chamados de Inbound Links. Quanto mais gente direcionando links para determinado site, pressupõe-se que o site é interessante ou é referência para muita gente.

Há uma série de técnicas de SEO. Visando fazer seu site ser mais visto por mais gente e assim tentar ganhar um din din com publicidade, incrementar vendas se for e-commerce, e por aí vai.

Vou enumerar algumas técnicas que me lembro. Vale lembrar que esse robozinho do Google vive se aprimorando para trazer resultados de busca cada vez mais relevantes ao usuário.

1) Obviamente o nome do site é importante, ou chamadas URLs. Se forem sites grátis como wordpress, blogger, etc a força do site tende a ser menor. Por quê? A Google entende que sites assim são fáceis de serem criados e provavelmente não é uma empresa tão séria. Se uma empresa vai e compra um domínio, essa empresa tende a ser mais profissional do que uma que não compra.

2) Já mencionado aqui, o site precisa ter bastante Inbound Links, ou links direcionando ao site. E não adianta criar um outro robô para entrar em foruns e lotar de comentários com links para o seu site. Alguém já fez isso e o robô ficou mais inteligente e percebe quando isso ocorre. Se o link para o seu site vem de um site com alto Page Rank então seu site automaticamente também sobe no ranking. Traduzindo seria: um site muito confiável está indicado seu site, portanto, seu site também é confiável

3) Não fazer o site em Flash. Não sei como está hoje, mas sites em Flash não são lidos. O robozinho lê todos os textos em HTML. O que estiver em Flash não será lido e portanto não será rankeado. Hoje há vários recursos legais e sites bacanas sem uso de Flash. Estamos vivendo num momento minimalista, quanto menos, melhor.

Há dezenas de outras dicas. Mas deixarei para uma outra hora pq já estou cansado hoje.

Anúncios

Written by Alex Ok

02/04/2009 às 0:55

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: