tweengo

"meu grito silencioso"

Lula, o político mais popular da Terra

leave a comment »

Essas foram as palavras de Obama hoje no encontro do G20. Na realidade ele, Obama, é o político mais popular da Terra. E ele sabe bem disso. Pareceu para mim uma tentativa de Obama de melhorar a imagem dos EUA diante do mundo. Lula hoje, apesar da popularidade haver caído no Brasil, tem visto sua popularidade fora do Brasil crescer como nunca. Tem sido visto como um bom condutor do país, tanto socialmente como economicamente. Dentre os BRIC o Brasil é o país que tem mais atenção. China é o que tem maior PIB desses 4, mas em termos de perspectivas e devido ao regime político mais aberto, o Brasil tem sido mais interessante.

Há também a vontade dos EUA de diminuir a atenção da América Latina de Hugo Chávez, e evitar a neo-ditadura-pseudo-democracia latina como há na Venezuela, Equador, Bolívia.

Numa recente entrevista de FHC a rede BBC no programa Hard Talk, um programa que tem fama pelo entrevistador de língua afiada, Lula é elogiado por haver tirado vários milhões de brasileiros da linha da pobreza com seu Bolsa Família. Eu particularmente não gosto da idéia de dar dinheiro para os pobres. É bom para a popularidade de Lula, é bom para ganhar votos. Mas é um dinheiro que não incentiva a produtividade nem a educação. Ajuda a manter o pobre na mesma situação.

Obama sabe que Lula é o único presidente da América Latina que consegue conversar de igual para igual com todos os presidentes latinos. Depois da crise e da baixa do petróleo a Venezuela precisa muito do Brasil. Recentemente tivemos a visita de Álvaro Uribe, presidente da Colombia, pedindo apoio do Lula e proximidade em comércio bilateral.

Pois é, ter 191 milhões de habitantes virou poder de barganha. Mais gente significa mais consumo, mais necessidade de infraestrutura, mais educação, mais carros, mais casas, mais computadores, mais, mais, mais, mais. A população brasileira mais que dobrou em 38 anos. O quê??!! Duvida?

Uma canção que foi sucesso aqui no Brasil durante a Copa de 1970 tinha um refrão que era assim:

“90 milhões em ação, prá frente Brasil, salve a seleção!” – Ouça clicando aqui.

É bom que haja uma onda de otimismo no Brasil. O consumo não pode parar. A sensação de crise gera um efeito cascata, um efeito borboleta e a economia realmente para de crescer. Infelizmente é assim que funciona a lógica do capitalismo – Consumo, logo existo.

Anúncios

Written by Alex Ok

03/04/2009 às 3:26

Publicado em Uncategorized

Tagged with , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: