tweengo

"meu grito silencioso"

Fim do time de volley feminino Finasa Osasco

with 2 comments

Lamentavelmente este time chegou ao fim. E a culpa só da crise mundial? Não.

Infelizmente há um grande empecilho ao crescimento do esporte no Brasil. E não é o governo e nem a falta de incentivo das escolas e famílias. É a própria mídia.

Antigamente, na década de 80 eu ouvia os apresentadores de TV e rádio dizerem no time Pirelli, Banespa, Supergasbras. Hoje não. Fala-se apenas o nome da cidade.

Quer um outro exemplo fora do Volley? Na F1 Galvão Bueno sempre cita o carro da RBR. RBR nada mais é que Red Bull Racing.

E agora a Finasa, que patrocina há anos o volley, desde o tempo que era BCN pode ser confundida como a vilã desta história.

E por que as emissoras não dizem o nome dos patrocinadores? Acham que isso é merchandising e não ganham nada com isso. A não ser que haja um jabazinho por trás.

No futebol o patrocinador da Libertadores é o Banco Santander. Em vários países latinos é mencionado Copa Santander Libertadores. Mas no Brasil só ouve-se falar em Copa Libertadores. O mesmo ocorre com a Copa Nissan Sulamericana. Um amigo colombiano veio me perguntar no ano passado que time poderia ganhar na Copa Nissan. Demorei para me ligar que ele mencionava a Copa Sulamericana. Está vendo o que ocorre nos outros países?

É uma mesquinharia da mídia. Se mencionassem os patrocinadores seria bom para os 2 lados. Não valorizar o patrocinador é tiro no pé.

Com o fim do time Finasa Osasco será mais difícil para a Globo vender cotas de patrocínio do próximo compeonato em consequência da possível queda na audiência, menos gente indo aos ginásios, uma bola de neve.

Pensando como o dono da marca e patrocinador o que eu mais gostaria é de obter a maior visibilidade da marca, a chamada mídia espontânea, que é a aparição da sua marca sem que ela tenha sido paga ou acordada às mídias.

Quando alguém dá uma entrevista com a marca do patrocinador e a TV evita de mostrar o logotipo ela está excluindo a mídia espontânea. Ruim para a marca e péssimo para o esporte.

O Pão de Açúcar está patrocinando um time novo, criado por eles, para começar na 3a divisão. O nome do time? Pão de Açúcar. As TVs vão chamar esse time do que? P.A.?

Está na hora das emissoras, canais de internet, mídia em geral serem menos corporativas nesse momento.

Anúncios

Written by Alex Ok

22/04/2009 às 2:03

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Você só acha que tem jaba,meu caro amigo a mídia e os apresentadores só falam o nome de algo ou alguém se ganharem muita grana.Você nunca percebeu que as vezes um jogador de futebol é citado várias vezes pelo Galvão por exemplo,mesmo estando jogando mal,ele diz o contrário,parece que está vendo outro jogo.Grana que ganha do empresário para valorizar o atleta. Esse meio é podre.
    Espero que as atletas do volley consigam vaga na Itália,lá sim!!!

    Chiara

    22/04/2009 at 10:01

    • Oi Chiara,
      Você mencionou bem. ninguém admite publicamente que faz isso, mas podemos confirmar com qualquer assessor de imprensa que isso já é praxe de mercado.
      obrigado pelo comentário
      Alex

      alex okazaki

      22/04/2009 at 10:32


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: