tweengo

"meu grito silencioso"

Imagine sua vida sem petróleo

with 5 comments

Difícil não?
Só de imaginar é complicado.
Acredite ou não, você só nasceu por causa do petróleo. Antes da descoberta do petróleo a população mundial beirava os 1,5 bilhão de pessoas. Depois disso houve uma ascensão enorme, chegando aos 6,8 bilhões que temos hoje em praticamente um século, e sem perspectivas de diminuir.

Quando se fala num mundo sem petróleo logo nosso pensamento remete a viver sem gasolina ou diesel. Até aí parece fácil viver, temos etanol para substituir. Mas não é bem assim.
Em tudo há petróleo. Vamos separar alguns exemplos por área.

Agricultura
Fertilizantes e pesticidas são derivados de petróleo. As máquinas agrícolas utilizam petróleo, os pneus das máquinas vem do petróleo. As embalagens das sementes e dos produtos finais tem petróleo. Para fazer os alimentos e produtos chegarem até os supermercados vai exigir petróleo no transporte.

Medicina
Alguns medicamentos são derivados de petróleo. Algumas anestesias são derivadas do petróleo. As seringas, as luvas cirúrgicas, próteses, os equipamentos, os computadores, as embalagens de soro e sangue são derivados do petróleo. Pesquisas de novos medicamentos também são comprometidas sem petróleo. As ambulâncias e helicópteros utilizados no transporte de pacientes e medicamentos são movidos a petróleo e possuem petróleo nos seus pneus.

Tecnologia
Componentes eletrônicos, circuitos impressos, chips, telas de computador, controle remoto, teclados, mouses, máquinas que produzem computadores, tudo isso vai petróleo. Celulares também têm petróleo. Pesquisas de novos produtos e novas tecnologias também ficam comprometidas sem petróleo.

Alimentos
Muitos corantes, conservantes, embalagens, processamentos de alimentos, transporte estão relacionados a petróleo.

Vestuário
Muitas roupas hoje só existem por causa do petróleo. Fios sintéticos, corantes, estampas, elastano, lycra, viscose, nylon, tactel, suplex, são todos derivados de petróleo. Em todos os calçados há solados de borracha, há cola sintética, há fios sintéticos. Há a possibilidade de substituição dos tecidos por lã, algodão, seda, mas a produção em grande escala sem petróleo é um grande complicador.

Energia
Todos os fios são encapados e isolados com petróleo. Todas as tomadas e plugues são de plástico. As usinas hidrelétricas precisam de muito petróleo para continuarem funcionando. As turbinas, computadores, os carros que fazem manutenção na rede elétrica, as luvas isolantes, as máquinas, em tudo há derivados de petróleo.
Energia necessita de um outro tópico só para decupar as diferentes variáveis que abordam esse tópico.

Transporte
Talvez o item mais visível. Sem petróleo não há combustível. Mesmo que haja etanol, ainda assim um veículo necessita de petróleo para os pneus, há 26 galões de petróleo para cada pneu, os tecidos e forros dos bancos são sintéticos, os acessórios são de plástico, a tinta é derivada do petróleo.
Transporte aéreo piora ainda mais as coisas. A quantidade de combustível necessária é absurda.
Transporte marítimo também consome diesel. Pode ser movido a carvão também, mas para produzir carvão é necessário queimar muito petróleo.

Esse foram só alguns exemplo de como pode ser a vida, ou falta de vida, sem o petróleo.

Anúncios

Written by Alex Ok

27/06/2010 às 11:35

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Graças ao Petróleo, foi possível a gente construir um ecosistema que propiciou a formação de uma inteligência. Poderia ter sido diferente sem o monópolio, mas ai a culpa não é do Petróleo, é dos homens.

    Agora que somos inteligentes, sabemos que essa realidade e mentalidade está destruindo o planeta. A pergunta é: O que vamos fazer para mudar a realidade dessa lista ai?

    Victor

    20/07/2011 at 14:00

    • É isso mesmo. O petróleo será a glória e a maldição da humanidade. A grande dificuldade será ultrapassar as barreiras da ganância. Quando olhamos as maiores empresas do mundo, 60% delas são petrolíferas. O Brasil tem mais 18 anos de petróleo, o México já está em queda de produção faz alguns anos. Quando a “água começar a bater na bunda” do mundo será tarde.

      Alex Ok

      20/07/2011 at 15:01

      • Concordo. Acho que agora é responsabilidade dessas grandes empresas de pensar criticamente e com real responsabilidade para evitar que sua própria criação destrua o planeta.

        Este post é um pouco ambíguo em seu posicionamento. Eu não sei se ele está vangloriando o petróleo ou abrindo nossos olhos para a situação que chegamos. De uma maneira ou outra, é assustador e não muito inteligente criar uma estrutura de vida, economia e sociedade dependente de um recurso finito.

        Victor

        20/07/2011 at 16:00

      • Tenho de admitir que ao ler este post isoladamente pareço vangloriar das conquistas do petróleo. Na realidade este post foi uma sequência de outros 2: https://tweengo.wordpress.com/2010/05/05/assistam-ao-documentario-collapse/
        https://tweengo.wordpress.com/2010/06/23/porque-a-violencia-tem-crescido-tanto-no-mexico/
        Neles faço um alerta para o crescimento populacional decorrente da descoberta do petróleo. E as possíveis consequências da escassez do petróleo, já sendo vividas no México por exemplo.

        Alex Ok

        21/07/2011 at 2:08

      • Perfeito. Acho ótimo a iniciativa de conscientizar as pessoas e os funcionários dessas empresas de forma crítica sobre a situação que estamos.

        Existe uma visão de marca (branding) estática que vem de como as coisas eram feitas e ensinadas no passado, mas hoje, a gente sabe que empresas são órgãos dinâmicos e multi-dimensionais como redes e que a percepção final de sua marca vem do verbo, ações e pensamento de cada funcionário, cliente, chefe e pessoa que é impactada por ela.

        Obrigado pela esclarecimento.

        abs
        V

        Victor Sahate

        21/07/2011 at 8:55


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: