tweengo

"meu grito silencioso"

A desfunção do metro

leave a comment »

Todos os dias passo pela Av Francisco Morato em São Paulo. Moro perto dessa avenida. Desde pequeno sempre ansiávamos pela vinda do Metro na região do Butantã. O trânsito com o passar dos anos vinha se tornando caótico e a necessidade do Metro era vista como a solução de todos os problemas.
Tenho chegado a conclusão de que a chegada de um Metro à uma região traz uma desfunção na sua real motivação de estar lá. Quando algum prefeito toma a iniciativa de construir um Metro ele tem em mente, além de ganhar votos, a esperança de que o trânsito na região melhore, desafogando a lotação de ônibus e o número de carros.
Tenho visto a explosão imobiliária que vem ocorrendo em volta das futuras estações do Metro. Vários novos prédios, novos comércios, novas escolas, novos supermercados, novas drogarias, novos shoppings, novas áreas de entretenimento, novos estacionamentos, novos semáforos, novos cruzamentos, novas mãos de ruas.
E o que acontece então no dia da inauguração do Metro? A densidade demográfica da região explodiu e os benefícios iniciais de melhoria do fluxo da população na região já zeraram. Milhões, para não falar em bilhões de dólares já foram gastos.
Sou fã de um sistema de transporte de ônibus que mais se assemelha a um metro lá em Bogotá na Colombia que se chama Transmilênio. Funciona que é uma beleza, e sem cavar um buraco e sem deixar o orçamento da cidade num buraco.


Anúncios

Written by Alex Ok

14/10/2010 às 22:13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: