tweengo

"meu grito silencioso"

Por que odiamos o PT?

with 2 comments

Se você está lendo este post já pode se considerar no mínimo classe média alta do Brasil, para não dizer classe alta, já que 67,5 milhões tem acesso a internet.
Nesse período eleitoral venho me deparando com os piores adjetivos possíveis acerca do PT, Dilma, Lula.
Falo de e-mails que tenho recebido de amigos e parentes, mensagens no Twitter, mensagens no Facebook, amigos que considero a classe A do Brasil, todos formados, muitos com pós-graduação, muitos com inglês fluente, e muitos que até já moraram fora do Brasil, possuem carro e casa própria.
Algumas citações que vejo:
“Sua vida vai piorar”
“O Brasil perderá a liberdade de expressão”
“O Brasil irá virar uma nova Venezuela”
“Seremos comandados por uma guerrilheira”
“Viraremos uma ditadura”
“Legalizarão o aborto”
“Legalizarão o casamento gay”
“Dilma é atéia”
“PT é um bando da analfabetos”
“Seremos governados por uma mulher que não sabe falar o português direito”
“Teremos uma comunista no poder”
“A igreja será perseguida”
São citações muito parecidas com as citações nas vésperas da campanha Lula à presidência em 2002. O que aconteceu depois foi exatamento o contrário. Lula, um personagem desconhecido, operário, sindicalista, sem experiência política, falava um português errado, está deixando o Brasil como uma das principais potências mundiais, um país que é o principal destino de investimentos mundiais, perdendo apenas para a China. Os pobres estão menos pobres e os ricos estão mais ricos. Esses mesmos amigos da classe A estão com a vida bem melhor do que antes, se comparada com a era FHC/PSDB.
Eu mesmo era uma pessoa com uma repulsa enorme ao PT e ao Lula.
Já tive essa repulsa por desconhecer o Lula. Olhava as bandeiras vermelhas do PT e já associava ao comunismo, marxismo, bagunça, piquete, carros queimados.
Mas foi diferente.
Vi alguém que não cedia à pressões americanas, européias. E ao seu modo foi impondo o seu estilo, conquistando as nações. Comecei a ver o que outros canais de mídia em outros países começavam a falar dele. E eram muitas coisas positivas: estabilidade econômica, de tomador a credor do FMI, política social interna e externa, simpatia, real tornando-se cada vez mais forte, mediador de situações delicadas como o do Irã. E pode anotar o que vou dizer. Lula será o provável ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2011.
Mas o que existe antes de tudo é um enorme preconceito em relação à esquerda e também ao PT. Preconceito de medo. Preconceito que é resultado de falta de conhecimento. Preconceito que começou com o militarismo no Brasil. O período de militarismo ou ditadura militar foi uma lavagem cerebral na população brasileira. Período em que as matérias como Filosofia, Sociologia foram banidos do currículos escolares e foram substituídos por EMC Educação Moral e Cívica, onde se aprendia sobre a bandeira do Brasil, o hino nacional e todas as formas de patriotismo. E nesse período as crianças já foram aprendendo a temer o avanço comunista, a esquerda. Tanto que até hoje comunismo e socialismo é considerado quase sinônimos por muitos, por pura falta de conhecimento. Faça um teste. Quando falo que Filosofia deveria ser matéria obrigatória nas escolas você pensa o que? Que besteira, bobagem, tem coisa mais importante para se aprender, coisa inútil. Não foi isso, ou próximo disso? Pois bem, eu também pensava assim. Essas matérias “inúteis” como o Sociologia, Filosofia são matérias que convidam as pessoas a discutirem, a pensarem, a julgarem, a avaliarem situações, comportamentos, ambiente, família, hierarquia, governo. Hmmm por isso deveria ser banido do Militarismo. Uma nação burra e passiva é mais “governavel”.
Uma amiga voltou esses dias da Europa. Voltou maravilhada de tudo o que viu. Porém, ficou mais surpresa com a boa imagem que as pessoas tem do Lula, e como o admiram. Opinião essa que ela não partilha.
As vezes, estamos míopes e até cegos pelo nosso preconceito, sensação de superioridade e, principalmente, falta de conhecimento.

Anúncios

Written by Alex Ok

13/11/2010 às 22:34

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Concordo com vc, Lula melhorou o pais e so pq moro no Nordeste ñ quer dizer que falamos errado, falamos sim certo, so temos vicios de linguagem como o pessoal do RJ e SP (principalmente). “Essas pessoas ñ sabem diferenciar qualidade de quantidade.”
    E aproposito vc escreve muito bem.
    Bjs

    Laine

    05/03/2011 at 12:32

    • obrigado pelo comentário. sim, expressei-me mal, obrigado pela correção, falar errado não.
      bjs
      Alex

      Alex Ok

      05/03/2011 at 21:43


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: