tweengo

"meu grito silencioso"

Metrô em Higienópolis: preconceito descabido

with 3 comments

metro higienopolis churrascao churrascao gente diferenciada
Higienópolis. Bairro nobre de São Paulo, próxima a universidades de primeira linha como Mackenzie e FAAP, bairro de moradores famosos como Jô Soares e Fernando Henrique Cardoso.
Este bairro tem sido palco de uma queda de braços entre classes sociais disputando a construção ou não do metrô Higienópolis.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro de Higienópolis, AMOHI, já deixou claro que teme que o metrô atraia “gente diferenciada” ao bairro, além de camelôs.
Seria, metaforicamente, como se de repente Israel abrisse um dos portões do assentamento da Palestina e por ela liberassem o acesso dos palestinos às terras israelenses.
Essa associação distribuiu folhetos em todos os condomínios na região, solicitando abaixo-assinados de moradores para a não construção da estação. Ao todo conseguiram por volta de 3500 assinaturas.
Claro que não são todos os moradores contra a construção dessa estação, pode até ser que esta decisão não tenha sido da maioria, mas esse número de assinaturas já foi representativo, talvez não em números absolutos, mas em termos de “poder de influência”.
Encontrei uma matéria de 2010 da Folha onde na época já se falava da inquietação dos moradores locais. Veja a matéria aqui.

O que me deixa perplexo é como uma benfeitoria que beneficaria centena de milhares de pessoas pôde ser cancelada para atender aos desejos de algumas centenas de moradores ricos. É como se o governo trabalhasse em prol da autarquia, coisinha bem do século XVIII, época escravagista onde pobres não podiam se misturar com ricos, época da sociedade estamental onde não havia mobilidade social.
Tenho visto a grande mobilização via redes sociais contra essa decisão. Fico feliz que essa decisão sobre a construção ou não do metrô esteja ganhando corpo e muita atenção. Só espero realmente que os protestos aconteçam e não fiquemos sentados, passivamente, assintindo a mais uma injustiça preconceituosa.
Está na hora de um grande CANSEI.

Anúncios

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Concordo com seu comentário

    Marcos

    17/05/2011 at 9:44

  2. Excelente a analogia com o problema palestino pois tanto lá como cá nota-se que a elite tem a mesma origem…e tanto lá como cá eles não se misturam…

    zelitoviana

    17/05/2011 at 13:31

  3. QUE PALHAÇADA, PREFEITO E GOVERNADOR DE SAO PAULO, DOIS BUNDAS MOLES, UM PUNHADO DE BURGUESES MORADORES DO BAIRRO HIGIANOPOLIS, FASEM ESSES DOIS BABACAS BORRAREM AS CUECAS E MOSTRAM QUE ESSES DOIS NAO TEM PEITO E NEM CULHOES ROXO, ARREGARAM FEIO E A ESTAÇÃO VAI MUDAR DE LOCAL. ISSO É UMA VERGONHA PARA O ESTADO E MUNICIPIO DE SAO PAULO, GTEM DOIS BUNDOES NOS COMAMANDOS, OBRA QUE ATENDE MILHOES DE CIDADOES E NAO UMA MINORIA BURGUESA, SERA QUE AI TEM DEDO DO SAFADO DO FHC??????????

    Osbony

    17/05/2011 at 21:26


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: