tweengo

"meu grito silencioso"

Sanção às sacolas plásticas: bode expiatório

leave a comment »

sacola plastica garrafa pet poluicao enchente

De repente as sacolas plásticas viraram o grande vilão da poluição, um mal que ameaça a humanidade!
Se essa decisão, porém, servir para um pontapé inicial de um movimento em prol do ambiente que envolva sociedade, política e economia daí concordo.

Há muito o que ser feito. Tirar as sacolas plásticas de circulação deveria estar em último na lista de prioridades a serem tomadas para o combate a poluição.
Ok, as pessoas pararão de utilizar sacolas plásticas. Ah, mas existem as sacolas de pano. Eu sei, mas será que todo mundo terá a consciência de verificar se as sacolas de pano são 100% algodão? Hoje em dia, com o altíssimo preço do algodão, fica muito mais barato fazer uma sacola de fios sintéticos. E numa sacola de fios sintéticos vai uma enormidade de componentes sintéticos se comparada a uma sacola de plástico tradicional de supermercado. Além da tinta sintética que irá tingir a estampa ou a cor da sacola de pano. É só olhar as blusinhas femininas, por exemplo. Quase não há outro tecido sem ser viscose, que imita o algodão.

A indústria até tenta ser “ecológica” para agregar a valor a uma determinada marca ou produto, mas daí esbarra em menos rentabilidade, uma palavra proibida para acionistas. Por exemplo, hoje as bebidas em geral são vendidas em garrafas PET. Se a preocupação da indústria fosse mesmo com o meio ambiente a garrafa padrão seria alumínio ou vidro. Mas por uma questão de custos o PET é mais viável economicamente.

O governo por sua vez poderia taxar mais impostos as embalagens pouco recicláveis ou que sejam de difícil descarte, embutindo aí um possível custo extra para a manutenção da cidade. Ou criar decretos proibindo de vez.
Além disso, fomentar o surgimento de indústrias de reciclagem aliada ao da coleta seletiva em casas, comércios e indústrias.

Idéias e projetos eficientes não faltam. Só seguir exemplos de países com esta consciência.

Anúncios

Written by Alex Ok

20/05/2011 às 1:12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: